Final de semana chegando e a chance de rolar aquele churrasco com a família ou com os amigos vai do "claro" até o "com certeza". Mas o bom churrasco, não depende apenas de uma boa carne ou de um bom tempero. Depende de muitos outros fatores que serão apresentados aqui na forma de dicas.
Antes de qualquer coisa, lembre de preparar o seu braseiro com antecedência. Acender o fogo e colocar a carne por cima antes da hora, pode fazer muita fumaça, deixando seu churrasco com gosto de madeira queimada.
Quantidade de carvão
A quantidade ideal de carvão, vai depender principalmente, do tamanho de sua churrasqueira. O ideal é ter pelo menos 10 a 15cm de brasa no fundo da churrasqueira. Se estiver usando uma churrasqueira portátil ou Gengiskhan, o carvão não deve passar da metade.
Como acender o fogo
Existem várias maneiras de acender o fogo e vou apresentar a mais prática e comum, que é usando os acendedores, já que é muito mais difícil achar o velho e bom álcool. Prefira o acendedor em gel ou blocos de álcool sólido, pois os de parafina, deixam um baita cheiro de vela na churrasqueira. A técnica é a mesma: coloque um pouco do gel (cerca de 10g) ou o bloco de álcool sólido no fundo da churrasqueira e despeje o carvão em volta. Não deixe muito longe, senão o fogo não pega. Acenda e coloque pedras grandes de carvão por cima, cuidando para não abafar. Quando o carvão começar a estalar, já pode começar a abanar. Eu uso um fole de lareira, que é muito prático. Você também pode usar um secador de cabelos velho (para não correr o risco de derreter o novo de sua esposa).
Nunca jogue o gel por cima do carvão, pois ele não penetra como o antigo álcool e não pega fogo desta maneira. Também nunca jogo qualquer inflamável sobre o fogo depois de aceso.
Temperatura do fogo
A temperatura do fogo, é mais fácil de controlar do que se imagina. Para saber se o fogo está muito fraco ou muito forte é bem simples:
Após aceso e com o braseiro formado, coloque a mão na altura em que a carne será assada. Se você aguentar por 1 a 3 segundos, o fogo está muito forte, 4 a 5 segundos o fogo está no ponto ideal e acima de 6 segundos o fogo está muito fraco.
Em caso de fogo muito forte, você precisará elevar a altura da carne. Caso não seja possível, espalhe o braseiro. Em caso de fogo muito fraco, coloque mais carvão.
Seu churrasco deve ser assado na brasa e não nas labaredas, portanto, não deixe que elas se formem. Caso apareçam labaredas, você pode levantar mais a carne e espalhar mais o braseiro.
Evite jogar água no braseiro. Você pode até estourar a sua churrasqueira, se jogar água demais. Se ainda assim achar que deve jogar água, utilize uma garrafa pet com um furo na tampa. Desta forma, jogue pequenos jatos direcionados ao ponto de onde está saindo a labareda.
Distância do fogo
A distância do fogo determinará o ponto de sua carne.
Os adeptos da carne mal passada, deverão deixar a carne mais próxima do fogo para que sele (crie aquela crosta assada em volta) a carne e o miolo permaneça mal passado e suculento.
Os adeptos da carne ao ponto, devem começar a assar a carne mais alta, para que ela asse primeiro por dentro. Depois baixa para pegar cor. Para quem gosta da carne bem passada, o procedimento é o mesmo, só aumentando o tempo.
__________:::__________
E aí? Partiu comprar a carne para o churras de logo mais?